Luanda - O embaixador de Angola na Rússia, Augusto da Silva Cunha, sublinhou terça-feira, em São Petersburgo, o papel da indústria ligeira nas economias e no contributo da identidade nacional dos Estados.
O diplomata intervinha no III Fórum Internacional Commonwealth of Fashion, organizado pela Assembleia Interparlamentar dos Países membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI), segundo uma nota da missão diplomática de Angola naquele país europeu.
No entender de Augusto Cunha, a indústria ligeira deve garantir a identidade nacional dos Estados, através dos seus produtos e serviços, tendo em atenção que é, geralmente, menos intensiva em capital do que a pesada e mais voltada para o consumidor do que para negócios.
Salientou igualmente a necessidade do garante, por parte desta indústria, da internacionalização dos traços e valores culturais, bem como os ícones e signos que sustentam cada um membro da comunidade e parceiros.
O fórum, cujo encerramento está previsto para hoje, realça a importância da indústria ligeira nas economias dos países da CEI, tendo em atenção a indústria da moda e as actuais condições geopolíticas, económicas e socioculturais.
O evento tem ainda como foco as perspectivas de desenvolvimento, mudanças globais, o reforço da cooperação internacional, as questões de fornecimento das matérias-primas, a formação do pessoal, melhoria das tecnologias e a promoção das marcas locais, segmento este em que Angola conta com a presença da estilista Nadir Tati. VC