Luanda - O embaixador de Angola na Guiné Equatorial, António Luvualo de Carvalho, convidou hoje os empresários australianos a investirem no território nacional, tendo em conta as inúmeras potencialidades existentes nos sectores mineiros, da agricultura, transportes e turismo.
O diplomata, que falava no encerramento da 1ª conferência anual da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Austrália (CCIA-AU), referiu que além das áreas citadas, os empresários são convidados a investir em diversos sectores do país.
De acordo com o responsável, actualmente as relações que Angola tem com a Austrália incidem apenas no sector mineral com várias empresas australianas presente no território angolano.
Nesta altura, Austrália não tem uma embaixada em Angola. A embaixada da Austrália mais próxima de Angola está localizada em Pretória, África do Sul.
Entretanto a República de Angola e a Austrália têm em negociação a assinatura de instrumentos jurídicos importantes que poderão dar uma nova dinâmica nas relações entre os dois países.
O embaixador disse que os tratos consistem no acordo geral de cooperação, memorando de entendimento sobre consultas políticas entre ambos, bem como o Acordo de Isenção de Vistos e dos Passaportes Diplomáticos de Serviços e um Acordo de Cooperação entre as duas academias diplomáticas.
As relações de Angola e Austrália tiveram início nos anos 80, acto formalizado na perspectiva de aprofundar as relações económicas bilaterais.
Angola e Austrália são membros de organizações internacionais, como Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
Existe também um acordo de cooperação entre as duas nações no campo da agricultura.
Além disso, a Austrália é um importante parceiro comercial de Angola, exportando principalmente equipamentos e serviços para o sector de mineração angolano.
Há também um número significativo de estudantes angolanos na Austrália, estudando nas diversas áreas, como negócios, tecnologia entre outros.
Dentre outros, a 1ª Conferência anual da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Austrália (CCIA-AU) teve como objectivo reforçar a aproximação de negócios entre as empresas angolanas e australianas, bem como analisar o ecossistema australiano e avaliar o impacto da presença da Austrália em África. JAM/PPA