Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixador considera insuficiente balança comercial Angola - Polónia

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 19 Janeiro de 2023 | 17h46
A Polónia importa essencialmente, de Angola, Rochas Ornamentais
A Polónia importa essencialmente, de Angola, Rochas Ornamentais
António Escrivão

Luanda – O embaixador da Polónia em Angola, Piotr Mysliwiec, considerou esta quinta-feira, em Luanda, que o volume das transacções comerciais anuais entre o seu país e a Angola de insuficientes, atendendo ao potencial dos dois países.

Na visão do diplomata polaco, a saída de uma audiência com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência de Investimento Privado e Exportações (AIPEX), Lello Francisco, disse que “a balança comercial entre a Polónia e Angola ainda é muito baixa, estimada em cerca de 30 milhões de dólares anos, valor aquém das potencialidades e oportunidades dos dois países”.

De acordo com embaixador, a Polónia importa de Angola essencialmente rochas ornamentais e madeira, facto que entende não traduzir a exploração das oportunidades de negócio que Angola oferece.

Para alterar o actual quadro da situação, o diplomata aponta que é necessário fazer conhecer as potencialidades e oportunidades de negócio em Angola.

“ O Fórum Empresarial Angola - Polónia figura-se como uma ocasião soberana para a Polónia dar a conhecer melhor as suas potencialidades económicas e empresariais”, asseverou.

Para o efeito, sublinhou que é fundamental aumentar o nível da cooperação e estreitar as relações com a AIPEX, bem como com outras entidades e instituições angolanas.

Neste diapasão, o embaixador disse que o encontro com o PCA da AIPEX serviu para afinar os preparativos da vinda da missão empresarial e económica polaca a Angola, para o Fórum Económico Angola-Polónia, a decorrer entre os dias 8 e 9 de Fevereiro próximo.

Piotr Mysliwiec adintou que a delegação do seu país estará representada por 12 empresas, particularmente ligadas ao ramo das altas tecnologias, como, por exemplo, algumas especializadas no controlo e defesa de fronteiras e outras do sector informático e finanças.

Por outro lado, o embaixador adiantou que estão a ser preparada a assinatura de alguns acordos, particularmente com a AIPEX e a sua congénere da Polónia.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Exportações (AIPEX), Lello Francisco, afirmou que o Fórum Económico Angola-Polónia vai contar com o empresariado nacional de todos os segmentos da actividade económica.   





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+