Luanda – O embaixador angolano na Argentina, Azevedo Xavier Francisco, transmitiu, na quarta-feira, em Buenos Aires, ao encarregado de negócios do Paraguai, Juan Ramon Cano Montanía, esclarecimentos sobre os esforços do governo na dinamização dos sectores produtivos, para tornar Angola na porta de entrada na África Austral.
Durante o encontro de cortesia, Azevedo Xavier Francisco disse que o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço está empenhado na diversificação da economia, para evitar a dependência do petróleo, bem como a importação de produtos alimentares.
Azevedo Xavier Francisco aproveitou a oportunidade para realçar o estreitamento das relações entre as duas nações.
Por sua vez o diplomata paraguaio transmitiu que o seu país está aberto para elevar as relações no âmbito político, económico e comercial com Angola, bem como o interesse do seu país abrir a representação diplomática e a instalação de uma representação comercial num futuro próximo.
Juan Ramon Cano Montania assegurou que o Paraguai tem feito revoluções económicas desde 2013, que permitiram obter resultados favoráveis com a valorização da produção interna.
Os dois diplomatas concordaram em trabalhar conjuntamente no intuito de fortalecer as relações bilaterais, promovendo deslocações de entidades políticas e empresariais.
A visita se enquadra no âmbito de um programa gizado pelo representante da diplomacia Angola na procura do estreitamento das relações com os seus homólogos acreditados na Argentina, propósito que já o levou as embaixadas do Uruguai e Bolívia.
A comunidade angolana no Paraguai é oficialmente composta por 32 cidadãos e tem sido o destino de um considerável número de angolanos com o propósito continuarem os estudos. VM