Lubango – A produção nacional feita por mulheres está, desde hoje, segunda-feira, patente numa feira denominada “Expo-mulher”, na cidade do Lubango, que tem a finalidade de dar a conhecer o potencial produtivo da província.
O certame é promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA) e junta 30 mulheres de diversos municípios da província da Huíla, desde produtoras do campo e empreendedoras de várias áreas, com produtos agrícolas, artesanais, plantas, vestuários e alimentação.
Ao falar na abertura do evento, a secretária executiva provincial da OMA, Fernanda dos Santos, disse que a produção feita por mulheres contribui para o empoderamento do género, estimula a competitividade local e ajuda a publicitar os produtos de maior consumo.
Destacou que a feira valoriza o trabalho da mulher rural e reconhece o papel da mesma na produção nacional, no desenvolvimento e contribuição na diversificação da economia angolana.
Por sua vez, a coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Provincial do MPLA, Teresa Navita Francisco, salientou que a arte de empreender é uma valia para as mulheres, na qual podem demonstrar as suas habilidades e bem-fazer para a auto-afirmação e sustento das suas famílias.
Referiu-se tratar-se sobretudo de produtos naturais, com valências que contribuem do ponto de vista político, económico e social para o desenvolvimento da província.
A feira acontece em simultâneo em todas as províncias do País.