Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Economista aponta factores para impulsionar indústria transformadora

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 22 Agosto de 2024 | 16h38
Indústria transformadora de rochas ornamentais na Huíla
Indústria transformadora de rochas ornamentais na Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Luanda - O economista Osvaldo Funa apontou esta quarta-feira, em Luanda, o investimento em infra-estruturas básicas na indústria transformadora e o acesso ao crédito empresarial como um dos factores que poderão impulsionar o sector, visando crescimento económico.

Em declarações à ANGOP, o especialista sublinhou que o país possui enorme potencial agrícola, sendo esta uma fonte de matéria-prima que se deve estimular, ainda mais, com políticas que incentivem a produção local, o que tem sido já feito pelo Governo.

Referiu ser também necessário melhorar o ambiente regulatório.

No seu entender, observados esses pressupostos, aliados, entre outros, ao desenvolvimento de tecnologias agrícola e o alargamento da formação do capital humano, poder-se-á aumentar os níveis de produção de produtos de amplo consumo no país.

Nos últimos anos, a produção agro-industrial leva a perspectivar o “alargar” de bens produzidos internamente em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades do mercado nacional, sem recorrer à importação, a exemplo da mandioca, batata-doce, ovo e a banana.

“Para alcançar a auto-suficiência alimentar, será crucial investir na modernização da agricultura, aumentar a produção local de matérias-primas e desenvolver a capacidade de transformação industrial dos produtos alimentares”, disse, considerando haver potencial.

Segundo Osvaldo Funa, para quem esse é um processo tangível a médio ou longo prazo, está-se em fase de desenvolvimento, com desafios significativos, mas também com oportunidades de crescimento.

Por outro lado, a fonte mencionou entre os factores para o desenvolvimento do ramo, de forma geral, infra-estruturas como energia, rede viária e dos transportes, tendo referido que a indústria no país é dominada pelo sector dos petróleos e gás, que representa boa parte do Produto Interno Bruto (PIB).

O fomento da indústria transformadora é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 que tem impacto directo sobre a segurança alimentar.

Com vista a expandir a produção e a produtividade agro-pecuária, a produção de bens florestais em ambiente familiar, orientados para o mercado, o Governo tem em execução o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, um instrumento operacional do plano estratégico do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA). OPF/VC





Notícias de Interesse

Caála conclui 28 projectos  do PIIM 

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 18h06

Hospital do Prenda ganha novo Banco de Urgência

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 17h39

Mais de dois mil alunos participam nos jogos escolares

 Sábado, 21 Dezembro de 2024 | 17h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+