Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Economista recomenda produtos nacionais na quadra festiva

     Economia              
  • Cunene • Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h15
Preço dos bens alimentares reduziram relativamente a Junho de 2020
Preço dos bens alimentares reduziram relativamente a Junho de 2020
Kinda Kyungu

Ondjiva - O economista Miguel André aconselhou as famílias, na província do Cunene, a optar por produtos nacionais na época festiva, para reduzir o impacto dos custos dos bens de consumo.

Em recentes declarações à ANGOP, em Ondjiva, o especialista fundamentou que os preços dos bens de primeira necessidade e outros nos mercados formal e paralelo são cada vez mais altos com a chegada da quadra festiva.

Neste sentido, o também académico disse ser necessário antecipar a aquisição de bens primários, para evitar a especulação de preços e aumentar a capacidade aquisitiva dos cidadãos.

Miguel André aconselhou ainda as donas de casa a deixarem de ser "consumistas" e saberem interpretar a classificação das necessidades pela sua importância, no actual contexto económico no país.

Lembrou que o período é propício a especulações, devido à disponibilidade quase em simultâneo dos ordenados da última parcela do 13º mês, salário de Novembro e Dezembro, fazendo com que muitos optem por despesas acima da média.

“Independentemente de o Natal ser uma data especial e de união das famílias, devemos optar por um consumo e gastos controlados, tendo em conta o mês de Janeiro que se avizinha, considerado por muitos como sendo um mês de fome”, sustentou.

A nível do mercado local, ressaltou que se verifica a escassez de alguns produtos como a carne de origem bovina, com alguns talhos frequentemente encerrados devido à falta de animais para o abate, assim como do tomate, cujos preços tendem a subir.

Outrossim, defendeu a valorização do produto nacional que, independentemente do seu estado de higiene, "acaba por ser mais saudável e barato".

A quadra festiva engloba o dia de Natal (25 de Dezembro) e a passagem  de ano (31 de Dezembro a 1 de Janeiro). FI/LHE/IZ





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+