Doença desconhecida mata oito bovinos no Dombe-Grande

     Economia           
  • Benguela     Sábado, 26 Agosto De 2023    11h28  
Gado bovino
Gado bovino
Morais Silva - ANGOP

Benguela - Oito cabeças de gado bovino morreram e 48 encontram-se infectadas por uma peste desconhecida que assola a região do Dombe-Grande, no município da Baía Farta, província de Benguela, soube a ANGOP, este sábado.

A doença caracteriza-se pelo surgimento de borbulhas exteriores e interiores nas regiões da boca e das patas, que posteriormente causam feridas graves e o animal acaba por morrer.

De acordo com o responsável da Associação de Criadores "Kaukumba Santa-Clara", António Catchilingo, a região tem um efectivo bovino de cerca de 15 mil cabeças, que corre sérios riscos de ser infectada pela doença ainda desconhecia.

O responsável informou que a peste surgiu no mês de Maio deste ano, mas até ao momento ainda não foi diagnosticada a doença.

Segundo António Catchilingo, por falta de informação, os associados arriscam-se a fazer um tratamento impírico com medicamentos não recomendados.

Avançou que a Associação está a fazer um levantamento para determinar o número exacto de bovinos contaminados, sendo a primeira vez que a região é afectada por este tipo de peste.

Entretanto, Joaquim Neto, criador, com 250 cabeças, deu a conhecer que no seu curral desde o início desta doença já pereceram cinco bovinos e tem 44 outras infectadas, com maior incidência nos vitelos.

Armando Muamuana, chefe da equipa técnica de veterinários que se deslocou à comuna do Dombe-Grande, disse que a sua instituição tomou conhecimento da situação e prontamente enviou uma equipa para apurar a realidade e retirar algumas amostras para obter um real diagnóstico.

Segundo o técnico veterinário, durante a interacção que manteve com os criadores, a equipa apercebeu-se que há mais de quatro anos que os mesmos não desparasitam os animais, pelo que se desconfia que seja uma parasitose.

Armando Muamuana referiu que as amostras retiradas estão a ser analisadas em laboratório para se esclarecer o que se passa.

Fez saber ainda que os técnicos, juntamente com os criadores e Administração local, desenvolvem um trabalho para obter o número de currais e de animais existentes.

Para o especialista, as parasitoses podem causar alguns transtornos aos animais e trazer estes sinais ou sintomas, porque o corpo tem defesas imunitárias.

O responsável aproveitou a oportunidade para apelar os criadores a não abater estes animais com o intuito do consumo, enquanto não se tratar os bovinos. CRB 

 





Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+