Luanda – O quinto e penúltimo dia da 39ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2024), que encerra este domingo (28), tem o ponto mais alto a atribuição de prémios “Leões de Ouro” às empresas que mais se destacaram no evento.
A atribuição dos respectivos prémios vai ser feita durante uma gala, a ser realizada esta noite, numa das unidades hoteleiras da capital angolana, para o reconhecimento público das empresas e entidades que mais se destacaram durante os últimos cinco dias.
A premiação é feita com base a qualidade da exposição, atractividade do stand, inovação e aplicação de novas tecnologias, bem como a riqueza de conteúdos, gráficos ou audiovisuais.
Fazem, igualmente, parte dos critérios, a harmonia na utilização da marca do expositor nos vários elementos (construtivos, decorativos, promocionais, gráficos e fardas), materiais promocionais disponíveis e pro-actividade no atendimento.
A princípio, todos os expositores estão automaticamente nomeados para cada categoria, sendo o resultado da votação conhecido no final do evento. Nessa edição, os vencedores receberão troféus e diplomas personalizados, segundo a organização.
Entre as categorias a serem premiadas, destaca-se a de “melhor participação Entidades e Empresas Públicas”, “Serviços de Utilidade Pública”, “Comércio e serviços”, “Alimentação e Bebidas” e “Construção Civil e Obras Públicas”.
Fazem também parte as categorias de melhor participação “Internacional”, “Seguros”, “Banca e Serviços Financeiros”, “Agricultura e Pescas”, “Cosmética e Saúde”, “Energia e Águas”, “Transporte e Logística”, “Máquinas e Equipamentos” e “Indústria e Produção Nacional”.
Adicionalmente, os expositores vão concorrer nas categorias de Telecomunicações e Tecnologias de informação e Comunicação Social, Petróleo e Gás, Produtos Inovadores, melhor Activação da Marca e melhor cobertura de imprensa.
Para hoje, sábado, além da gala de distinção, o programa reserva também a realização de conferências sobre "Segurança alimentar - Desafios e oportunidades" e "O papel do INAPEM no fomento às iniciativas de estimulo à economia".
Actividades recreativas para crianças no espaço "KANDENGUE" e em diversos locais de restauração constam, igualmente, do programa do evento que teve inicio a 23 do corrente mês, na Zona Económica Especial Luanda – Bengo.
A FILDA, que conta com mais de mil e 350 expositores do que na edição anterior, é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos. Inclusivamente, o carácter internacional do evento também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia.
O certame conta com a presença de 19 países, com realce para África do Sul, Namíbia, Itália, Alemanha, Brasil, Portugal, EUA, Coreia do Sul, Turquia e Canadá.
A 39ª edição da FILDA decorre sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica”, numa área de 144 mil metros quadrados, sendo 42 mil de área lúdica de exposição.
A sua realização na ZEE – Zona Económica Especial, Luanda – Bengo configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola. ASS/QCB