Luanda - A directora executiva do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Judith Kateera, chega em visita de trabalho, esta terça-feira, em Angola, país onde a instituição tem uma carteira de investimento de mais 1,2 mil milhões de dólares, dados de 2021.
A agenda de visita de trabalho, a que ANGOP teve acesso, prevê encontro entre a delegação de Judith Kateera e os ministros das Finanças e da Economia e Planeamento, Vera Daves e Mário Caetano, respectivamente.
O referido encontro será marcado com a entrega formal à ministra das Finanças, Vera Daves, do Prémio “Ministro das Finanças do Ano”, atribuído em Maio pelo African Banker Awards, evento que faz parte do programa oficial das Reuniões Anuais do BAD.
A agenda de visita de trabalho para a directora executiva do BAD prevê também deslocação a província de Cabinda, onde vai constatar projectos locais do Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP), financiado por esta instituição financeira africana.
Nos finais de 2021, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Angola, Pietro Toigo, fez saber que carteira de investimentos do banco em Angola é de cerca de 1,2 mil milhões de dólares, divididos em 13 projectos, quase metade voltado para a agricultura.
Pietro Toigo, que falava, na altura, no Seminário Virtual sobre Oportunidades de Negócios, que decorreu "online”, a partir de Abidjan, disse também que havia mais projectos em preparação, avaliados em 2,5 mil milhões de dólares para empréstimos.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é um banco multinacional de desenvolvimento, criado em 1964, do qual são membros 53 países africanos, incluindo Angola.
O banco é financiado por 24 países europeus, americanos e asiáticos, e a sua missão é fomentar o desenvolvimento econômico e progresso social em África.