Lobito - Delegados da quinquagésima sétima sessão do Comité permanente das Nações Unidas visitaram o Porto do Lobito, com vista a partilha experiências e recolha de informações de segurança das infra-estruturas do Corredor do Lobito, soube a ANGOP, esta quinta-feira.
Segundo o Gabinete de Comunicação Social da empresa portuária, a visita teve início na província do Bié, seguindo-se o Huambo e culminou em Benguela.
No Porto, a comitiva foi recebida pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, que na ocasião referiu que o governo angolano investiu mais de 20 milhões de dólares norte americanos em infra-estruturas para equipar e requalificar o porto do Lobito.
"Fruto disso, hoje possuímos equipamentos modernos para atracagem de qualquer navio, temos um sistema de segurança forte com radar, o que tem facilitado no controlo de qualquer ameaça contra nossa segurança portuária”, afirmou.
Celso Rosas considerou que se África continuar unida, o Corredor do Lobito será um modelo de transformação económica e de sustentabilidade social e o Porto estará preparado para essa transformação rumo ao desenvolvimento.
Por outro lado, o embaixador Francisco da Cruz, representante permanente da missão diplomática de Angola em Nova Iorque, disse ser um orgulho voltar à casa onde há 10 anos foi administrador não executivo e encontrar um nível de crescimento muito elevado, com a sua transformação agora em Porto Senhorio.
A República de Angola assumiu a presidência do comité consultivo permanente das Nações Unidas encarregue das questões de segurança na Africa Central (UNSAC), em 24 de Maio do ano em curso, cujo mandato se estenderá até novembro do corrente ano.
Formação sobre gestão de concessões e comunicação empresarial
Uma acção formativa sobre gestão de concessões e comunicação empresarial, para trabalhadores do Porto do Lobito, terminou esta quinta-feira nesta cidade.
O evento reuniu técnicos, directores, assessores e membros do Conselho de Administração, num total de 90 participantes.
A formação, que teve início no dia 30 de Setembro, resultou de um Protocolo de cooperação entre o Porto do Lobito e o Porto de Sines, de Portugal.
A Administradora do Porto de Sines, Fernanda Albino, com experiência em concessões portuárias, incentivou os formandos a aplicarem os conhecimentos adquiridos e adaptá-los à realidade do Porto do Lobito.
Por sua vez, o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, agradeceu a vinda de profissionais experientes do Porto de Sines pelo facto de partilharem os seus conhecimentos em gestão portuária, concessões e comunicação empresarial, durante um período de dez dias, particularmente no Lobito.
Celso Rosas ressaltou que o Porto do Lobito ainda está em fase embrionária da sua transformação em Porto Senhorio, e destacou a necessidade de todos os colaboradores se capacitarem para executarem bem suas tarefas.
"O conhecimento é a essência da transformação humana e das organizações e num mundo tão interconexado e interdependente como o nosso, é imperioso seguir as melhores práticas de gestão", afirmou TC/CRB