Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Diplomata francesa reafirma aposta na diversificação económica e segurança alimentar em Angola

    Angop logo
     Economia              
  • Luanda • Quarta, 19 Março de 2025 | 23h43
Campo agrícola
Campo agrícola
Domingos Nicolau

Luanda - A embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, reiterou, esta quarta-feira, em Luanda, a aposta do seu país na dinamização do sector agrícola nacional, com vista a contribuir no processo de diversificação económica e garantir a segurança alimentar.

A diplomata reafirmou este compromisso durante um encontro sobre investimento
no sector agrícola, promovido por uma delegação empresarial francesa ligada à agropecuária, que trabalha, desde terça-feira, em Angola.

Sublinhou que, para efectivação desse desiderato, a França tem mobilizados financiamentos, tendo citado como exemplo  os 230 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que estão a ser destinados aos projectos de irrigação, transição da agricultura familiar para comercial e produção de café em Angola.

Por sua vez, o encarregado de negócios da Embaixada Francesa, Benoite Cutesse, explicou que a vinda da missão empresarial francesa a Angola enquadra-se na estratégia iniciada em 2024, que visa mostrar as oportunidades de investimento de Angola e permitir a troca de experiência entre os operadores do sector agropecuário dos dois países.

Neste ano, já escalaram para Angola empresários dos segmentos de produção de grão, irrigação, avicultura e certificação e inspecção.

O encontro desta quarta-feira juntou a delegação empresarial francesa e operadores agropecuários angolanos, e visou a partilha de experiências e avaliação de possíveis cooperações.

Os empresários, que trabalham no país até ao dia 21, já tiveram encontros com o Ministério da Agricultura e Florestas e da Associação Agropecuária de Angola. 

Para esta quinta-feira e sexta-feira, estão previstas visitas aos projectos agrícolas das províncias de Malanje e Cuanza-Norte. ACC/QCB





Notícias de Interesse

INAMET destaca modernização contínua

 Domingo, 23 Março de 2025 | 15h03

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+