Uíge - O Serviço de Investigação Criminal (SIC ) desmantelou, segunda-feira, na cidade do Uíge, uma rede de cidadãos que se dedicava à exploração ilegal de diamantes e outros mineiros.
Composto por três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 50 e 65 anos, o grupo foi desmantelado durante uma micro-operação realizada pelo SIC local, no bairro Sonangol, arredores da cidade do Uíge.
Em declarações à ANGOP, nesta terça-feira, durante a apresentação dos supostos criminosos, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que os detidos exploravam ilegalmente diamantes e outros mineiros na aldeia Tema, município do Songo, na província do Uíge, com recurso a material sofisticado.
Em posse dos acusados foram encontrados e apreendidos rádios de comunicação, uma pedra de diamante, máquinas detectoras e de pesagem de diamantes, picarretes, enxadas, moto-bombas, amostras de vários mineiros, fardamentos das FAA e da PN, entre outros meios.
Diante desses factos, os acusados foram encaminhados ao Ministério Público, para os procedimentos legais que se impõe. NM/JAR