Saurimo –O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Víctor, afirmou esta terça-feira, que estão criadas todas as condições para a realização da 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola, a decorrer de 24 a 25 deste mês, em Saurimo, província da Lunda-Sul.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita ao pavilhão onde 120 empresas vão expor o potencial mineiro de Angola, Jânio Victor fez saber que a partir de quarta-feira, 23, os participantes à conferência começam a chegar em Saurimo.
Disse que o evento vai contar com a participação de mais de mil especialistas do mundo, empresários do subsector dos diamantes e académicos.
Entre os participantes, o destaque recai para os representantes do G7 (grupo dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo), nomeadamente Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido).
Reiterou que o evento visa fundamentalmente, apresentar o potencial mineiro de Angola e consequentemente atrair investidores para o subsector dos diamantes.
Durante o evento serão abordados temas como o processo Kimberley , sistema de certificação, investigação geológica mineira, exploração de diamantes em Angola, lapidação, inovação tecnológica, logística na indústria e no sector semi-industrial.
A 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola surge três anos depois de se ter realizado o primeiro evento do género, em Outubro de 2021, no mesmo local. JW/HD