Cazenga - Os deputados japoneses manifestaram hoje, segunda-feira, em Luanda, o desejo de continuar a contribuir, por meio das cooperações, para o desenvolvimento industrial de Angola, no domínio automóvel.
Os deputados manifestaram esse interesse durante uma visita de constatação do funcionamento da Academia Toyota Angola, no âmbito da cooperação entre os dois países no domínio da formação profissional auto.
A referida academia, localizada nas instalações do Centro Profissional do Cazenga, é resultado dos acordos de cooperação entre Angola e o Japão, celebrados desde 2009.
Para o deputado nipónico Keiichiro Asao, o continuo investimento na formação profissional em Angola poderá abrir portas para mais investimentos nesse sector.
“Angola tem muitos jovens e pretendemos, a partir deste projecto, chamar a atenção aos demais e cooperar para o desenvolvimento deste sector", afirmou o parlamentar, salientando que espera ainda que os dois países possam ganhar com essa cooperação.
Na ocasião, o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, lembrou que o projecto já existe há mais de três anos e visa preparar a mão-de-obra nacional qualificada para poder responder aos desafios do mercado.
Disse que ao longo dos últimos dois anos foram formados 20 formadores que já estão a transmitir os seus conhecimentos a outros 120 jovens na área de mecânica.
Informou que a expectativa a nível da disciplina de mecânica é que possam reestruturar o cronograma e metodologia de formação, daí a visita ser importante para mostrar aos deputados nipónicos a valência da parceria firmada entre os dois governos.
Pedro Filipe acrescentou que em relação à Academia Toyota Angola, o projecto inicial de formação foi encerrado, estando agora a projectar-se a segunda fase, preferencialmente de Luanda, não tendo mencionado nenhuma província.
Assegurou que o pelouro a que pertence tem a missão de formar a mão-de-obra para ser lançada no mercado de trabalho, com realce para a área da mecânica.
A cooperação entre Angola e o Japão começou em 1988, com a ajuda de emergência através do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
Depois do fim da guerra em Angola, em 2002, na sequência da visita da então ministra dos Negócios Estrangeiros japonês, Sra.Yoriko Kawaguchi, em Fevereiro de 2003 foi enviada ao país a uma missão de estudo para apoio ao estabelecimento da paz, passando o Japão a realizar, entre outras actividades, assistência nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.
No âmbito da cooperação bilateral, o Japão tem prestado ajuda alimentar, assistência aos agricultores, programas de luta contra a pobreza, repatriamento de refugiados, montagem de estações de abastecimento de água e construção de escolas primárias, além da rede de comunicação, com foco em infra-estruturas básicas.
Nos últimos anos, estão a ser utilizados estudos e troca de experiência nas áreas de desenvolvimento e cultivo de arroz.DJ/ACS/PPA