Delegação da Citigroup inteira-se do sistema financeiro angolano

     Economia              
  • Luanda • Terça, 14 Fevereiro de 2023 | 16h50
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, reuniu, esta segunda-feira, com uma delegação do Citigroup (ex-Citibank), instituição financeira norte-americana, que se inteirou sobre sistema financeiro nacional.

A delegação do Citigroup esteve representada, neste encontro, pelo seu presidente Executivo para a Europa, Médio Oriente e África, David Livingstone, e pelo presidente Executivo para Mercados Emergentes, Ebru Pakcan.

Durante o encontro, de acordo com uma publicação do Banco Central, a que a ANGOP teve acesso hoje, o governador José de Lima Massano, fez uma abordagem sobre a alteração do quadro legislativo estruturante do sistema financeiro.

Disse que o actual quadro legislativo permitiu ao BNA tornar-se numa instituição independente e autónoma na definição do curso da política monetária, para além de passar a ser a autoridade macroprudencial e de resolução bancária em Angola.

José Massano partilhou ainda com os altos responsáveis do Citi informação sobre a evolução recente da economia angolana, mais concretamente o comportamento da inflação e os factores que levaram à sua redução durante o ano de 2022.  

As reformas operadas no mercado cambial e a estabilidade que daí adveio suscitaram o interesse da delegação do Citi.

A reunião serviu, igualmente, para dar a conhecer à delegação do Citi as reformas feitas no sistema financeiro, desde o processo faseado de convergência do quadro regulatório e de supervisão angolano aos padrões instituídos pelo Banco Central Europeu.

Os padrões estão ligados à adopção dos princípios das infra-estruturas de mercados financeiros, conforme convencionados pelo Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) e das recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), no que diz respeito ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.  

A delegação do Citi encontra-se em Angola para manter encontros com instituições responsáveis pela condução da política macroeconómicas, para além de outras entidades ligadas ao sector privado, com o propósito de testemunhar os desenvolvimentos mais recentes da economia angolana.

Participaram também do encontro, os vice-governadores, Manuel Tiago Dias e Pedro Castro e Silva. 

Citigroup Inc. é uma das maiores empresas do ramo de serviços financeiros do mundo, com 223, 4 mil trabalhadores( dados de 2021).

Com sede na cidade de Nova Iorque, a receita do grupo, em 2022; atingiu os 75,3 biliões de dólares.

São empresas subsidiárias da Citigroup, a Citi India, o Grupo Financeiro Banamex, AeroMéxico, Citibank Hong Kong, Citibank Austrália, Citibank Russia, entre outros.

A formação do grupo foi anunciada em 7 de Abril de 1998, resultado da fusão do Citicorp com Travelers Group.NE/PPA





+