Lobito - Uma delegação conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da União Europeia visitou o Porto do Lobito, na sequência da conferência de coordenação sobre o Corredor do Lobito, soube hoje a ANGOP.
Os integrantes da comitiva, encabeçada por Rouja Johnstone, apreciaram o vídeo institucional da empresa portuária, onde puderam colher informações, desde as caraterísticas da Baia ao Porto.
Puderam conhecer as infra-estruturas e equipamentos, capacidade operacional, bem como a segurança interna e internacional do Porto do Lobito.
Esta delegação trabalhou dois dias na cidade ferroportuária, colhendo dados para estudos sobre projectos de impacto no sector do agro-negócio existente ao longo do Corredor do Lobito.
Ainda no mesmo dia, a delegação da Power Africa, chefiada pelo seu coordenador adjunto regional, Ted Lawrence, e seus parceiros multilaterais, também estiveram no Porto do Lobito, com objectivo de compreender os desafios da empresa e conhecer o funcionamento dos sistemas operacionais e as infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento do Corredor do Lobito.
A Power Africa também esteve na conferência de coordenação do Corredor do Lobito para, em conjunto com doadores internacionais, apoiarem o empresariado privado na realização de transações no sector da energia eléctrica na África subsariana.
Nesta delegação estiveram presentes a adida comercial da Embaixada dos Estados Unidos em Angola e representantes do sector privado dos países ligados ao Corredor, nomeadamente a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, deu explicações pertinentes em relação a actividade portuaria, agora na qualidade de Porto Senhorio, resultante das concessões dos terminais polivalente (carga geral e contentorizada) e o mineraleiro.
Celso Rosas considerou que a empresa portuária tornou-se numa referência nacional e internacional devido a "excelente gestão", tendo recebido pelo facto a certificação da ISO14001 -2015 e a ISO44001-2018, este ano.
"Isto representa um reconhecimento nacional e internacional pela qualidade do trabalho que o Porto tem estado a realizar", afirmou.
O Porto do Lobito passou a ser considerado Porto Senhorio com a concessão dos terminais mineraleiro ao consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), no dia 4 de Julho de 2023, e do polivalente a Africa Global Logistics, a 11 de Dezembro do mesmo ano. TC/CRB