Luau - A Administração Geral Tributária (AGT) inaugurou, esta terça-feira, um novo edifício da Delegação Aduaneira do município fronteiriço do Luau, na província do Moxico, com vista a facilitar o processo de arrecadação de receitas tributárias.
Após mais de 10 anos de obras, o novo edifício deste órgão foi implantado a 12 quilómetros a leste da vila do Luau, possuindo vários compartimentos que darão maior comodidade aos utentes no acto de pagamento dos impostos, bem como aos funcionários desta instituição.
Na aludida delegação vai funcionar, além da Repartição Fiscal da AGT, os Serviços de Migração Estrangeira (SME), e órgãos do Gabinete Municipal Agricultura e Pesca, para o trabalho inspectivo dos produtos que transitam para a vizinha República Democrática do Congo (RDC) e vice-versa.
O acto de inauguração coube ao membro do Conselho de Administração Geral Tributária (AGT) Leonildo Manuel que sublinhou que o edifício como “fruto de um trabalho árduo” levado a cabo por este órgão tributário, com vista a proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e utentes.
Por sua vez, a administradora municipal do Luau, Ester Vumbi Celestino, destacou a importância da infra-estrutura, perspectivando a melhoria das condições de trabalho e de mobilidade dos cidadãos.
O município do Luau dista a 334 quilómetros a leste da cidade do Luena, na província do Moxico, contando com uma população estimada em 110 mil habitantes.
Angola e a RDC partilham uma fronteira de mais de dois mil quilómetros, com trocas comerciais baseada no transporte de mercadorias diversas, para ambos os lados.
A 7ª região tributária compreende as províncias do Moxico, Lunda-Sul e Lunda-Norte. LTY/TC/YD