Uíge - O director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado no Uíge, Joaquim Gimbi, defendeu, esta sexta-feira, a melhoria de políticas de financiamento aos produtores agrícolas da região, com vista assegurar o desenvolvimento sustentável da economia na província.
Joaquim Gimbi defendeu essa posição, quando dissertava sobre o tema “ Operacionalização do Projecto de Apoio ao Crédito e Programa da Diversificação Económico e Substituição das importações”, enquadrado no fórum de apresentação das potencialidades socio-económicas da província.
Na província do Uíge, 38 agricultores e comerciantes beneficiaram de financiamento, nos últimos seis meses, com valores que rondam, entre100 mil a sete milhões de kwanzas, cada.
O responsável reafirmou a aposta do Governo angolano em continuar a financiar as empresas locais, através dos bancos, para o fomento da produção nacional.
Em função disso, Joaquim Gimbi pediu aos produtores e comerciantes da região, a criarem parcerias com financiadores, tais como o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), do Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA) e outros.
Por outro lado, destacou a adesão dos produtores da região, ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), com vista a obtenção de financiamentos.
No fórum de apresentação das potencialidades socio-económicas da província, inserido nas comemorações dos 105 anos de existência da cidade do Uige, foram debatidos temas sobre a produção de café, madeira e outros produtos agrícolas.