Lubango – O delegado provincial das finanças da Huíla, Brandão Bartolomeu, destacou hoje, quinta-feira, no Lubango, a necessidade do sector empresarial continuar a apostar na industrialização da produção agrícola local, com vista a alavancar a economia nacional.
Brandão Bartolomeu fez esta apreciação, no Fórum Vector, promovido pelo gabinete provincial para o Desenvolvimento Integrado da Huíla, no âmbito das comemorações do 23 de Novembro, dia Nacional da Indústria.
Justificou que a ideia é aclerar o lema de Neto, de que a "Agricultura é a base e a Indústria o factor decisivo”, para o desenvolvimento económico do país .
Destacou a categoria de melhor município agro-industrial atribuída em Agosto último, a Humpata, na 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidade de Angola (FMA) realizada no Lubango, como um indicador positivo da aposta neste dois segmentos da economia.
Detalhou que graças a participação e entrega incansável dos empresários das províncias, em particular da empresas instaladas no município da Humpata, tiveram esta distinção, mas o desafio deve continuar a ser de todos que encaram na Huíla um ambiente favorável para viver, investir, aproveitar as diversas oportunidades de fazer negócios.
O Fórum abordou entre outros temas, a estrategia de apoio ao sector empresarial, testemunhos e perspectivas do sector.
Na província da Huíla existem 454 unidades industriais, das quais 344 estao em funcionamento, 36 paralisadas. Tem ainda na sua base de dados 74 empresas industriais a serem implementadas. Em média as pequenas superfícies industriais tem empregado no mínimo dez colaboradores e as grandes superfícies, de 50 até 275 colaboradores. BP/MS