Cuvango – A Administração Municipal do Cuvango, província da Huíla, reservou 336 milhões de kwanzas para implementar, em 2025, nove projectos sociais, dois deles ligados à expansão dos sistemas de abastecimento de água potável e de energia eléctrica aos novos bairros.
Ao nível da água, segundo o administrador local, Luís Paulo Ndala, a perspectiva é aumentar de duas mil para o dobro o número de ligações domiciliares, ao passo que para energia eléctrica serão, igualmente, feitas mais três mil novas ligações domiciliares.
O administrador fez saber que está concluído o estudo para executar essas acções no quadro do programa de Combate à Pobreza, tendo como base o orçamento do próximo ano.
Ao discursar numa reunião extraordinária da administração, o administrador sublinhou que as acções a serem desenvolvidas vão permitir que os habitantes possam ver as suas preocupações minimizadas, admitindo que o problema não fica resolvido, mas é um importante passo para esse fim.
Apontou, também, como desafio para o próximo ano, melhorar o sector da agricultura e da pecuária, através da aquisição e entrega de matrizes de gado melhorado, moto-bombas, insumos agrícolas para aumentar os níveis de produção.
O responsável sustentou que o município possui terras aráveis e recursos hídricos consideráveis, factores determinantes para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
No ano prestes a findar, disse o administrador, foram feitas várias intervenções sociais, como a construção e reabilitação de infra-estruturas rurais (28 milhões de kwanzas), fomento da agricultura, pecuária e pescas (62 milhões), alargamento da rede estrutural de água e saneamento básico (52 milhões) e cuidados primários de saúde (34 milhões).
As acções de promoção social custaram à Administração 15 milhões de kwanzas e a merenda escolar 36 milhões, que segundo o administrador foram executados 60 do programado.
Com uma superfície territorial de nove mil 680 quilómetros quadrados, o município do Cuvango tem uma população estimada em 106 mil, 421 habitantes e dista 336 quilómetros a leste do Lubango. JT/MS