Cuilo colhe 18 toneladas de arroz

     Economia           
  • Lunda Norte     Sábado, 27 Fevereiro De 2021    11h44  
Produção de hortícolas
Produção de hortícolas
Pedro Vidal/Arquivo

Cuilo - Dezoito toneladas de arroz foram colhidas no município do Cuilo, província da Lunda Norte, em dez hectares de terra, cultivados pela Associação dos ex-militares na circunscrição.

Trata-se de uma fase experimentar de cultivo do arroz naquela região, referente a campanha agrícola 2020/2021, em que se previa colher inicialmente 25 toneladas, meta não alcançada por escassez de chuva na região.

De acordo com o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca no Cuilo, Joaquim Mateus, os resultados alcançados dão bons indicadores, relactivamente às colheitas paras as próximas campanhas agrícolas.

Para tal, disse que está ser gizado um programa de formação para os camponeses, com vista a melhorarem as técnicas de cultivo do arroz para o aumento da produção.

Apelou os empresários nacionais e estrangeiros no sentido de investirem no sector ao nível do município, sobretudo na produção do arroz, um dos potenciais desse município, a par do feijão, tomate, milho, da batata, ginguba, cove e banana-pão.

Por seu turno, o coordenador da Associação dos ex-militares no Cuilo, Guilherme Rufino, solicitou o apoio da administração no escoamento dos seus produtos para os principais mercados de consumo, uma moagem para o descasque do arroz, bem como instrumentos de trabalho. 

A Associação dos Ex-militares no município do Cuilo controla 30 membros associados. 





+