Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuanza-Norte quer reajuste financeiro de projectos do PIIM

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 25 Setembro de 2024 | 10h18

Ndalatando – O Governo Provincial do Cuanza-Norte está a  trabalhar na renegociação financeira de projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM) para a retoma das obras paralisadas.

Em declarações à imprensa, o vice-governador para Sector Técnico e Infra-Estruturas,  Michel Lusolo, informou que no quadro do PIIM, a provincia está  também a trabalhar na rescisão de alguns contratos, em consequência do incumprimento das claúsulas empreeiteiras.

O responsável  prestou esta informação a propósito da  1ª Reunião Ordinária do Governo da Provincia, que decorreu terça-feira, na vila do Quilombo dos Dembos, no município do Ngonguembo.

Sem adiantar as áreas , Michel Lusolo, indicou que nestas condições estão quatro ou cinco projectos, nos municipios do Golungo Alto, Cazengo (sede provincial) e Cambambe.

A província do Cuanza-Norte conta com 86 acções do PIIM, sendo 75 de âmbito provincial. Foram concluidos 43 projectos, 29 estão inscritos no Orçamento Geral do Estado e tres estaoa por iniciar.

Segundo o comunicado final da 1ª Reunião Ordinária do Governo Provincial, os projectos  do PIIM  apresentam uma execução fisica de 84,13 porcento  e financeira de  76, 80 porcento, perfazendo cerca de 21 mil milhões.

Retoma das obras Cambondo/Quilombo

Doze quilómetros de estrada, dos 35 previstos,  estão concluidos no troço Cambondo/Quilombo dos Dembos, que liga os municípios do Golungo Alto e Ngonguembo.

A via,  cuja primeira fase arrancou em 2022, prevê terminar em 2026, com a sinalização horizontal e vertical, encontrando-se a 75 por cento de execução física e 35 financeira.

O responsável informou que já concluída a ponte sobre o rio Zenza, com 60 metros de largura e seis de comprimento.

As obras, avaliadas em mais de 21 mil milhões de Kwanzas, estão a cargo da empresa chinesa Tiesju Civil Engineering Group CO Limitada (CTCE), no âmbito do Programa de Reabilitação e Construção de Infra-Estruturas de Transportes Rodoviários.

Por outro lado, os membros do Governo foram informados sobre a capacidade de arrecadação de receitas de recursos próprios  pelas administrações nunicipais, por meio de impostos. IMA/YD

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+