Pescas repovoa lagoa do Ngolome

     Economia           
  • Cuanza Norte     Segunda, 18 Janeiro De 2021    19h37  

Dondo – Cento e cinquenta mil peixes da espécie tilapia serão entregues aos pescadores da lagoa do Ngolome, município de Cambambe, para o repovoamento da mesma, informou nesta segunda-feira, o director do Centro de Larvicultura de Massangano, António Escórcio.

Segundo o director, os peixes, com 15 gramas de tamanho médio cada, serão entregues à seis cooperativas de pescadores da lagoa, uma vez que o Centro de Processamento de Peixe,  instalado no local, se encontra paralisado por carência de pescado.

Para garantir sustentabilidade do projecto de Processamento, 100 mil  peixes serão acolhidos em 50 gaiolas e 50 mil serão lançados na lagoa, para acelerar o repovoamento.

O projecto de repovoamento da lagoa do Ngolome está a ser implementado pela empresa Gesterra, como o apoio do Ministério da Agricultura e Pescas.

O despovoamento da lagoa do Ngolome deve-se ao não cumprimento das regras de pesca como a proibição do uso de instrumentos sonoros,  lanchas motorizadas e de redes com malhas inferiores a 37, 5 polegadas.

Estas práticas, de acordo com técnicos do sector, afugentam o peixe em fase de desova.

António Escórcio informou  que estão a ser estudados mecanismos para protecção das espécies aquáticas na lagoa, que conta com a intervenção de efectivos da Polícia Nacional, para se evitar a falência do projecto de Processamento de Peixe.

A lagoa do Ngolome está situada na comuna de Massangano, município de Cambambe. Tem uma extensão de 14 quilómetros e nela predominam espécies como cacusso,  mussolo, bagre, tainha, pelar e dibe.
 





+