Governo considera critico abastecimento de água à Ndalatando e Dondo

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 14 Setembro De 2021    17h23  
Primeiro Secretario do MPLA do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho
Primeiro Secretario do MPLA do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho
António Escrivão

Ndalatando - O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, considerou crítico o abastecimento de água às cidades de Ndalatando (sede da província) e Dondo, município de Cambambe.

Segundo o governador,  no caso de Ndalatando, o abastecimento é irregular e 50 porcento da população não tem acesso a este serviço, em consequência do baixo volume de água, produzido pela actual  fonte, localizada no Rio  Mucari

A cidade de Ndalatando é abastecida por um sistema de água captado a 17 quilómetros a partir do rio Mucari, inaugurado em 2011 e dotado de um reservatório de 500 metros cúbicos e 50 quilómetros de tubagem, mas é insuficiente para atender a actual demanda de consumo da população local.

O sistema conta ainda com mais de mil ligações domiciliares no casco urbano e mais de 100 chafarizes, instalados na periferia da cidade, na maioria inoperantes, devido à fraca capacidade do sistema.

Adriano Mendes de Carvalho, que  apresentava o memorando da província, no encontro das autoridades locais com o Presidente da Republica, João Lourenço,   indicou que para colmatar esta situação estão em curso dois projectos.

O primeiro contempla a construção, em três anos, com o financiamento do Banco Mundial, no valor de 22 milhões, 656 mil e 856 dólares, de um novo sistema de abastecimento de água, a partir do rio Lucala.

O equipamento projectado para mais de 12. 500 metros cúbicos/dia, prevê beneficiar 214 mil pessoas, dos quais 182 mil, em Ndalatando, 21.500, na vila de Lucala e 10.500 ao longo da conduta principal.

Após a conclusão das obras de reforço, o novo sistema de água do rio Lucala terá capacidade de produção de 16. 018 metros cúbicos/dia, mais 12.500, em relação aos actuais 3.518,  produzidos diariamente na captação do rio Mucari.

O segundo contempla a expansão do sistema de abastecimento de água para a zona do Alto Dondo, na cidade do Dondo, inserido no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Adriano Mendes de Carvalho considera necessário maior celeridade nas obras de reforço do sistema de  abastecimento de água à cidade de Ndalatando, a partir do Rio Lucala,  bem como a expansão da rede da cidade do Dondo.

 





+