Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ADPP financia projectos de apoio à mulher rural

    Angop logo
     Economia           
  •  • Quarta, 04 Agosto de 2021 | 18h14

Ndalatando – Novecentos e cinquenta mil dólares americanos (mais de 601 milhões de kwanzas) constitui o valor aplicado, nos últimos cincos anos, pela organização Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) no financiamento de projectos agrícolas e de apoio à mulher rural em seis províncias de Angola.

O facto foi revelado à Angop, esta quarta-feira, em Ndalatando (Cuanza Norte), pela presidente do Conselho de Administração da ADPP, Rikki Viholmi.

A responsável aclarou que os referidos projectos estão a ser implementados, em parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, em oito municípios das províncias de Luanda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Malanje, Namíbe e Huíla.

Além da componente agrícola, a acção compreende igualmente a capacitação das camponesas em matéria de empreendedorismo, diversificação da economia, consciência jurídica, desenvolvimento comunitário, educação sexual, saúde reprodutiva, alfabetização, combate à malária e outras.

Seis mil mulheres, organizadas em 153 clubes de agricultores, em 120 comunidades rurais, das seis províncias referenciadas, estão a beneficiar dos mesmos projectos.

Rikki Viholmi disse que, nas províncias do Cuanza Norte, Cuanza Sul e Malanje, os projectos de apoio à mulher rural, em curso desde 2020, estão a beneficiar quatro mil camponesas, no quadro de um financiamento disponibilizado por uma empresa petrolífera, no valor de 200 mil dólares ( mais de 126 milhões de Kwanzas) para um período de três anos.

Nessas três províncias, apontou, a acção abarca também a componente comunitária direccionada às mulheres organizadas em grupos de trabalho e com iniciativas de troca de experiência sobre técnicas de produção, melhoria da qualidade dos solos e variação da produção.

Já em Luanda, referiu, o projecto da ADPP, iniciado em 2017, e com duração de cinco anos, está direccionado a mil e 500 camponesas dos municípios de Belas e Icolo e Bengo, a quem a instituição presta apoio em técnicas de produção agrícola, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, à luz de um financiamento de 50 mil dólares/ano ( mais de 31 milhões de kwanzas).

Rikki Viholmi indicou que a acção da sua organização abrange também 750 camponeses dos municípios da Bibala (província do Namíbe) e dos Gambos (Huíla), onde foram criadas, desde 2020, escolas de campo para apoio às comunidades no reforço das técnicas de produção agrícola, com um financiamento global de 500 mil dólares e duração de dois anos.

A organização ADPP opera em Angola há mais de 20 anos, actuando nas áreas de educação, saúde, agricultura, ambiente, desenvolvimento comunitário e integrado das comunidades rurais, por via da capacitação de indivíduos, famílias e comunidades para mudanças positivas nas suas vidas.

No Cuanza Norte, a organização conta com uma escola de formação de professores no município do Lucala, a 37 quilómetros de Ndalatando (capital da província), para além de desenvolver vários projectos comunitários em outros municípios.

 





Notícias de Interesse

Mais de 200 campos livres de minas no Cuanza Norte

 Quinta, 03 Abril de 2025 | 18h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+