Celebração do “Dia do Criador de Gado” decorre no Cuanza-Norte

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 08 Junho de 2024 | 01h14
Gado bovino (Arquivo)
Gado bovino (Arquivo)
Morais Silva - ANGOP

Luanda - Actores do sector pecuário, entre membros de cooperativas e investidores, participam, este sábado, de um encontro na localidade de Camabatela, município de Ambaca, província do Cuanza-Norte, para celebrar o “Dia do Criador de Gado”, que hoje se assinala.

Segundo uma nota, a efeméride, cuja celebração decorre numa das fazendas da província, é encarada como uma oportunidade para homenagear todos os criadores deste ramo que desempenham um papel importante na economia nacional.

Pessoas ligadas à actividade pecuária vão partilhar o que de melhor se produz no país quanto a criação animal e segurança alimentar, num evento a ser prestigiado, entre outras entidades, pelo governador provincial, João Diogo Gaspar,

O Cuanza-Norte afigura-se “fértil” nesta prática, tendo o município de Ambaca no segundo lugar na criação de gado, com um efectivo bovino de mais de seis mil animais, distribuídos em 50 fazendas, somente superado por Cambambe, que tem cerca de 14 mil cabeças.

A província elencou, para este ano, a “Fazenda Capeca”, um projecto agro-industrial circunscrito à criação e ao abate de animais para o consumo alimentar de carne, além do cultivo de milho, soja e forrageiras.

Dados indicam que o empreendimento foi reestruturado e modernizado com tecnologia de ponta, numa zona que se assume como tendo solos férteis, face ao acesso à água para regadio, a recuperação possível de infra-estruturas e da sustentabilidade do projecto, com investimento em cerca de 20 milhões de dólares. HM/VC



Tags


+