Cuando Cubango necessita de 48 novos técnicos veterinários

     Economia              
  • Cuando Cubango • Quinta, 16 Fevereiro de 2023 | 15h22
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Morais Silva

Menongue - Os serviços veterinários no Cuando Cubango necessitam de um reforço de 48 novos técnicos, para dar cobra às necessidades em campanhas de vacinação da população animal.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o chefe de departamento do Instituto Provincial dos Serviços Veterinários no Cuando Cubango, Benedito Daniel, disse que os actuais 13 técnicos são insuficientes para atender a demanda da região.

Há ainda a necessidade de 18 novas viaturas, todo terreno, e motorizadas de duas e de três rodas, para zonas onde as viaturas não tenham facilidade de acessibilidade, em função das características da região.

Referiu que, há nove anos, o Instituto Técnico Agrário do Missombo, em Menongue, tem formado, com alguma regularidade, técnicos que teriam sido aproveitados, no sentido de fazerem face à carência de quadros no sector veterinário local.

 “Os estudantes formados no ITA têm sido acompanhados pelo departamento do Serviço Veterinário, para aferir o grau do seu desempenho, o que é notável, desde a teoria à prática, esta última área essencial para o que se pretende”, assegurou.

Resultados da vacinação em 2022 e previsões

A campanha de vacinação de gado bovino 2022, na província do Cuando Cubango, abrangeu mais de 50 cabeças, das mais de 60 mil previstas.

Já em 2021, foram vacinadas 30 mil cabeças de gado bovino.

A cifra de população animal vacinada é reduzida por falta de meios de transporte para se atingir as zonas de difícil acesso do interior do Cuando Cubango, numa altura em que os serviços dispõem de duas viaturas apenas.

De acordo com o chefe de departamento, com o apoio da direcção do Instituto Nacional dos Serviços Veterinários, foi possível, em 2022, contratar 30 cidadãos que foram treinados para a vacinação, hoje conhecidos como “tratadores”, que auxiliam a actividade.

Para este ano, os serviços locais aguardam pelo envio de vacinas para a iniciar a campanha no próximo mês de Março, com previsão de imunizar mais de 60 mil cabeças de gado bovino.

Benedito Daniel adiantou que já estão disponíveis, no Cuando Cubango, mais de 30 mil doses de vacinas para a campanha.

Mangas de vacinação

Até finais de 2022, apenas a comuna do Savate, município do Cuangar, possuía uma única manga de conservação em bom estado de conservação, sendo que outras três foram totalmente vandalizadas, em Menongue e no Cuchi.

Benedito Daniel deu a conhecer que, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foram construídas mais de 19 mangas nos nove municípios, destas duas já foram inauguradas no princípio do corrente mês de Fevereiro, no município de Menongue.

O responsável disse ser necessária, atendendo o território extenso daquela região, 200 a 300 mangas de vacinação, com destaque para os municípios da orla fronteiriça com a Namíbia, como são os do Cuangar, Calai e Dirico, que possuem mais cabeças de gado bovino a nível do Cuando Cubango.

O Cuando Cubango tem muitas cabeças de gado bovino, com estimativas que rondam as mais de 300 mil.ALK/JSV/PLB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+