Curoca – Cinquenta e dois criadores de caprinos (cabritos) concluíram, esta terça-feira, no município do Curoca, província do Cunene, uma formação em matérias sobre boas práticas de sanidade animal, para melhorar o cuidado do gado.
Durante cinco dias, os participantes abordaram temáticas ligadas às práticas de maneio, profilaxia médica, nutrição, higiene e reprodução.
A acção formativa enquadra-se na Inclusão Produtiva (IP) da segunda componente do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda), operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).
A propósito dessa formação, o chefe do FAS no Cunene, Eduardo Silunda, disse que a iniciativa serviu para dotar de conhecimentos básicos os pequenos criadores de caprino.
Fez saber que 168 famílias beneficiaram de mil e 517 caprinos, no Curoca, que necessitavam dessas matérias para o melhor acompanhamento e reprodução dos animais.
Eduardo Silunda acrescentou também que o objectivo é ajudar as famílias a criarem um fundo rotativo de inclusão na comunidade, para a redução do impacto da fome, visto que todos os anos são assoladas pela seca.
O município do Curoca, composto pelas comunas de Oncócua e Chitado, conta com 56 mil habitantes. PEM/LHE/QCB