Lubango – A fábrica de processamento de água mineral “Água da Chela” aumentou a produção de 1,75 milhões de litros/mês, em 2023, para 2,35 milhões, este ano, em garrafas de 0,5 litros e 1,5, atingindo assim a sua capacidade máxima, para dar resposta à demanda do mercado.
A procura é, sobretudo impulsionada pelo mercado de Luanda, o que nos últimos 12 meses representou metade das vendas da empresa situada na comuna da Palanca, município da Humpata, a primeira indústria do género em Angola, inaugurada em 1998.
Em entrevista à ANGOP, o administrador da fábrica, Karim Ussene, admitiu que apesar do aumento da produção ainda não atende as solicitações do mercado e há, por isso, a necessidade de expansão “urgente”, com novas linhas de enchimento.
Sinalizou que actualmente está em curso um plano que vai aumentar a capacidade de produção de 2,35 milhões de litros, para 8,3 milhões por mês, uma acção que inclui novas linhas de produção para os formatos de 0,5L, 1,5L e 5L, que deverá estar concluída em Janeiro de 2026.
Para o efeito, Karim Ussene destacou que a unidade vai investir dois mil milhões de kwanzas em infra-estruturas, máquinas e formação de quadros, tendo já investido mil milhões de 2017 até à presente data e, reformas.
Água da Chela, segundo o administrador, está presente, para além da Huíla, nas províncias de Benguela, Huambo, Cunene e Namibe, cujo foco, para os próximos 12 meses, é reforçar a presença no mercado do Sul, mantendo ao mesmo tempo o fornecimento regular no Norte, especialmente Luanda.
Fundada em 1998, a Água da Chela tem suas origens na Huíla, no município da Humpata, a 2000 metros de altitude. A sua produção baseia-se na captação de água natural de nascente do aquífero da Chela, uma formação geológica de grés e quartzito com mais de 500 milhões de anos.
A água é captada directamente da nascente situada nas instalações da fábrica, onde passa por um processo de filtração para remoção de areias, sendo engarrafada em seu estado mais natural, preservando suas qualidades minerais naturais.
A fábrica dispõe de laboratórios internos para garantir o controlo de todo o processo, sendo cada lote de produção submetido a análises externa certificada, para assegurar a qualidade e a segurança do produto.
Desde 2017, a gestão da Água da Chela está a cargo da Dubengo Lda., um investimento com financiamento do Banco Keve, que tem apostado em melhorias contínuas para garantir a excelência do produto e na formação de quadros provenientes das comunidades locais. BP/MS