Caxito - Duzentos e vinte jovens de vários estratos sociais da província do Bengo iniciaram hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, uma acção formativa sobre processamento e transformação de produtos agrícolas.
Com duração de 90 dias, a formação será repartida em duas fases, sendo a primeira de 45 dias que vai treinar 120 jovens e segunda fase que vai envolver 100 jovens.
Promovida pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), em colaboração com o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a Cooperativa Agrária Aliança de Angola, na formação serão ministradas matérias relacionadas com o processamento e transformação de produtos agrícolas produzidos no Bengo, ministrados por três formadores.
A iniciativa será estendida a todos municípios da província do Bengo.
O secretário Executivo do Conselho Provincial da Juventude no Bengo, Carlos de Castro Miguel, explicou que pretende-se com a iniciativa capacitar os jovens para fazer um melhor aproveitamento dos produtos do campo que, em muitos casos, acabam por estragar por falta de escoamento e de transformação.
O presidente da Cooperativa Agrária Aliança de Angola, Victor António Francisco, informou que a sua agremiação já formou 2 mil 590 jovens e membros de cooperativas agrícolas em matéria de processamento e transformação de produtos agrícolas.
Desta cifra, mil e 800 são da província do Huambo e 790 do Cuanza Sul, sendo que a intenção é formar os jovens do Bengo, Uíge, Malanje e Cuanza-Norte. MD/CJ/PA