Luanda – Duzentos e 75 vagões contentores foram adquiridos, recentemente, pelo consócio Lobito Atlantic Railway (LAR), para reforçar a capacidade de transporte ferroviário a nível do Corredor do Lobito.
Os vagões, adquiridos na África do Sul, têm uma capacidade de carga para até 60,5 toneladas, sendo concebidos para transportar um contentor de 40 pés cada e oferecer flexibilidade logística à operação do LAR e dos seus clientes, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira.
O documento avança que essas carruagens fazem parte do primeiro lote de uma série de entregas semanais previstas para até 2026, que vai alargar progressivamente a frota do consórcio.
O documento dá conta que os equipamentos vão permitir ao LAR reforçar a sua capacidade operacional, designadamente em termos do volume e da capacidade da ferrovia para as cargas comerciais nos próximos anos, e evidencia a aposta do consórcio em equipamentos modernos e seguros, para responder à procura do mercado.
O Corredor do Lobito é um trajecto de pessoas e mercadorias, composto por infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias, que atravessa Angola do Lobito ao Luau, passando por Kolwesi e Lunbumbashi, na RDC, entra na Zâmbia por Chingola e termina em Ndola, onde estão as ligações ferroviárias aos portos, no Oceano Índico, Dar es Salam (Tanzânia), Beira (Moçambique) e Durban (África do Sul).
Em 2018, quando se assumiu que o sector dos transportes seria um pilar fundamental para a diversificação económica, uma das componentes era a recuperação da importância desse corredor, que tem uma extensão de 1 289 km, até a fronteira angolana, uma distância a ser percorrido num tempo médio de 36 horas, saindo do Luau ao Lobito, sendo que a capacidade total de carga actual/mês é de duas mil toneladas.
Depois das primeiras conversas com os países vizinhos em que projectavam a recuperação do corredor como um todo, havendo alguns constrangimentos em ter uma estratégia comum, o Governo de Angola optou por tratar da sua parte, ou seja, iniciou a recuperação e modernização do trajecto ferroviário Lobito – Luau.
Na sequência, em Setembro de 2021, o Governo abriu o concurso internacional para a concessão da gestão do Corredor do Lobito. Este concurso foi vencido pelo consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), sendo formalizado no dia 4 de Julho de 2023, numa cerimónia que contou com as presenças dos Presidentes de Angola, da RDC e da Zâmbia.
Esse consórcio engloba três entidades: Trafigura (49,5%), Mota Engil (49,5%) e Vecturis (1%), empresa belga especializada em transportes ferroviários. ACC/QCB