Luena – O Corredor do Lobito constitui uma base estratégica que poderá colocar Angola numa posição de centro do comércio regional dos países da África Austral, considerou, este terça-feira, no Luena (Moxico), o economista Isidoro Cassemene.
Em declarações à ANGOP, a propósito da visita a Angola do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ao país, que esta quarta-feira visita o Porto do Lobito, uma das componentes do Corredor do Lobito, disse que é uma infra-estrutura que coloca Angola numa posição estratégica no comércio regional.
Conforme esta docente universitário, de Macroeconomia a visita de Joe Biden ao país é oportuna para atracção de mais investimentos do sector empresarial americano em diversos sectores.
Disse que espera que esta visita desperte o interesse de empresários americanos em investir em diferentes sectores, principalmente, no da indústria transformadora.
O Presidente Joe Biden encontra-se, desde segunda-feira, em Angola para uma visita de três dias, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
Trata-se de uma visita histórica, por ser a primeira de um Presidente dos EUA a Angola.
No quadro do programa, na quarta-feira, Joe Biden, desloca-se à província de Benguela, onde vai tomar conhecimento da fábrica do Grupo Carrinho, bem como visita o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.
O Corredor do Lobito compreende a linha ferroviária e rodoviária, que atravessa Angola do Lobito ao Luau, passando pela República Democrática do Congo (RDC), onde estão as ligações para a Tanzânia, Moçambique e África do Sul. TC/YD