Caconda - A capacidade produtiva de quatro cooperativas e de três associações de camponeses do município de Caconda, província da Huíla, está reforçada com a entrega de sete pequenas moagens, charruas, enxadas, sementes e fertilizantes, adquiridos com fundos do Programa de Combate à Fome e à pobreza.
O acto de entrega (na segnda-feira) que se enquadra nas festividades do 04 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, foi presidido pelo administrador, Nandim Capenda, que felicitou os homens do campo pelo trabalho quem têm prestado, sublinhando que se sente “aliviado”, porque a aposta na produção é um facto.
“Nós temos demonstrado há já algum tempo que somos capazes, temos terras férteis e o potencial hídrico. Contudo, o que precisamos dos nossos agricultores é a vontade de fazer acontecer, daí que agregamos aos incentivos habituais, as pequenas indústrias de transformação”, disse.
Foram beneficiadas as cooperativas Tchivala Tchilimba, Tulingui Kamue-Kamue, Sanjuka, Ukãi Wapama e associações Ongusu Yu Kãe, Eliongoluilo Lia Kãe e Samba.
Para além desta actividade de entrega, o dia ficou marcado com o lançamento da primeira pedra da obra de construção de quatro salas evolutivas, no sector do Bissapa, no Waba bem como a inauguração da manga de vacinação bovina naquela parcela da Terra de Valores.
O município tem quatro mil 715 km² onde habitam mais de 200 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios da Ganda (Benguela) e do Longonjo (Huambo), a Leste pelos da Caála (Huambo) e Chipindo, a Sul por Chicomba e a Oeste por Caluquembe. MS