Cooperativas do Calueque potenciadas com meios

     Economia              
  • Cunene • Domingo, 15 Setembro de 2024 | 12h54
1 / 2
Governadora do Cunene, entrega artefactos das pescas no Calueque
Governadora do Cunene, entrega artefactos das pescas no Calueque
José Cachiva-ANGOP
2 / 2
Artefactos da pesca no Calueque
Artefactos da pesca no Calueque
José Cachiva-ANGOP

Ondjiva - Duas cooperativas de pesca artesanal e agrícola da povoação do Calueque, província do Cunene, beneficiaram de material para a prática da actividade, numa iniciativa do governo provincial do Cunene.

A cooperativa de pesca 11 de Novembro recebeu, este sábado, 130 redes diversas, 200 bóias, 130 rolos de cordas, dois mil e 500 anzóis, 100 linhas e varas de pesca, 70 coletes salva-vidas e duas moto-bombas e mangueiras.

Já a associação agrícola do Cunene recebeu 60 sacos de sementes de milho, massango e massambala, 11 sacos de fertilizantes, 10 semeadoras, 48 catanas, 30 enxadas, 10 caixas de insecticidas, 150 latas de hortícolas e duas moto-bombas e mangueiras.

No acto de entrega, a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, disse que a iniciativa vai contribuir para impulsionar a actividade pesqueira no rio Cunene e elevar a agricultura nesta zona.

A governadora sublinhou ter ficado entusiasmada ao constatar a produção em grande escala, sobretudo do feijão, provando que a província pode viver da sua própria produção, tirando o melhor proveito das terras férteis e água disponível na região.

“O país apostou na produção nacional e diversificação da economia, para evitar as importações de bens alimentares que devem ser cultivados localmente, para a redução da fome no seio das famílias”, realçou.

Lembrou que o Executivo angolano, a nível da província, investiu em várias infra-estruturas do sector das águas, como o canal do Cafu já em funcionamento, e as barragens do Ndue, Calucuve e Cova do Leão, em curso, para impulsionar a agricultura.

Cooperativas enaltecem apoio do governo

O presidente da cooperativa de pesca 11 de Novembro do Calueque, David Kassana, disse que o apoio permitirá ultrapassar as 70 toneladas de pescado por ano, com destaque as espécies quimaia, bagre e singono.

Por sua vez, o responsável da cooperativa de produção Agrícola do Cunene, Neto Miguel, afirmou que agora estão preparados para produz mais tomate, cenoura, mandioca, trigo, milho, laranja, manga, limão e banana, numa área de 955 hectares.  

Calueque é uma povoação da comuna de Naulila, município de Ombadja, e está localizado na margem sul do rio Cunene.PEM/LHE/ASS





+