Jamba – Seis cooperativas agrícolas constituídas por ex-militares, antigos combatentes e mulheres rurais, no município da Jamba, na Huíla, receberam hoje, quarta-feira, juntas de bois para o fomento da agricultura.
Ao todo foram entregues 40 animais, como incentivo à actividade agrícola e pecuária, no âmbito do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Segundo o administrador da Jamba, Abel Wandy, que entregou os animais, disse que numa primeira fase são 20 juntas, mas é um projecto que tem continuidade e dentro das disponibilidades financeiras, outros segmentos serão abrangidos.
O objectivo, segundo o governante, é proporcionar aos antigos combantes meios que os ajudem a ampliar as áreas de cultivo.
O presidente da cooperativa de ex-militares “Twasandjuka“,Pedro Ndala, enfatizou que com os 40 animais os cem beneficiários vão diversificar e alargar a produção nos próximos tempos.
O município da Jamba fica a 315 a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 135 mil e 035 habitantes. Lá estão inscritos perto de dois mil ex-militares.