Mbanza Kongo – Um contentor de 40 pés que tinha no seu interior 37 mil e 600 litros de gasóleo e outros produtos da cesta básica foi encontrado, esta quinta-feira, abandonado na vila do Tomboco, província do Zaire.
A mercadoria que, presumivelmente, seria escoada para a República Democrática do Congo (RDC), através da fronteira terrestre do Luvo, município de Mbanza Kongo, vinha da capital do país, Luanda.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint), Sérgio Afonso explicou que o contentor encontrava-se no local há mais de três semanas, situação que levantou suspeita por parte das forças da ordem e segurança no município.
Fez saber que o combustível estava acondicionado em bidões de 250 e 25 litros cada, cuja abertura do contentor contou com a presença de uma comissão multissectorial integrada por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e por especialistas da AGT, PGR e Saúde Pública.
No interior do mesmo contentor, imobilizado defronte às bombas de combustível da Sonangol, foram ainda encontrados 239 sacos de fuba de milho e 170 caixas de medicamentos de origem chinesa.
“O tempo que ficou imobilizado naquele espaço levantou suspeitas por parte das forças de ordem e segurança, facto que obrigou criar-se uma comissão para descobrir o que tinha no seu interior”, disse o porta-voz, frisando que a Polícia Nacional no Zaire intensificou nos últimos dias as medidas de combate ao contrabando de combustível.
Este é o segundo contentor com mercadorias diversas encontrado abandonado no município do Tomboco em menos de três meses.
O primeiro aconteceu em Agosto na comuna de Kinsimba (Tomboco) com 35 mil litros de combustível no seu interior.
O município do Tomboco dista a 150 km da cidade de Mbanza Kongo e constitui ponto de passagem obrigatória para quem viaja de Luanda para o interior da província do Zaire e vice-versa. DA/JL