PCA da ENDE orienta reajuste das facturas no sistema

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 03 Fevereiro De 2021    12h45  
Montagem de novo sistema eléctrico da ENDE (Foto ilustração)
Montagem de novo sistema eléctrico da ENDE (Foto ilustração)
Jose Cachiva

Dundo – O presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Hélder Adão, orientou, terça-feira, a empresa na Lunda Norte a reajustar as facturas dos seus clientes no sistema, para que paguem apenas o que consomem.

A orientação surge em função da reclamação de alguns clientes que, alegadamente, recebem facturas com valores altos, mesmo com as restrições no fornecimento de energia que se registam nos últimos meses.

A instalação de contadores pré-pagos no distrito urbano do Dundo, Lunda Norte, a partir das próximas semanas, é outra medida que vai regular o consumo de energia eléctrica na circunscrição e permitir que os clientes paguem o que realmente consomem, bem como melhorar os níveis de arrecadação de receitas.

Em declarações à imprensa, a margem da visita de trabalho do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o responsável informou que a ENDE está a trabalhar para que até ao final do ano grande parte dos clientes tenham os contadores instalados nas suas residências.

Relativamente a reclamação de alguns clientes sobre o pagamento do que consomem, Hélder Adão disse ser um problema que está ser corrigido, com o reajuste das dívidas no sistema.

Quanto as restrições de energia na cidade do Dundo, o responsável apontou a escassez de combustível e a avaria de alguns grupos geradores como as principais causas do problema, prometendo que tudo está a ser feito, com a conclusão da nova central térmica de 14.4 megawatts, em Março do ano em curso e o abastecimento regular de gasóleo.

Por outro lado, fez saber que está a ser desenvolvido um esforço para a reparação dos grupos geradores da antiga central térmica, que dos 30 megawatts de capacidade tem actualmente disponíveis apenas 18 megawatts.

A actual central térmica do município de Chitato beneficia 17 mil 950 clientes, dos quais 13 mil 250 no sistema pós-pago e quatro mil 700 no pré-pago.





+