Luanda – O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor ( Inadec) ajudou, no período de 26 a 29 do mês de Outubro, consumidores a recuperar quatro milhões 851 mil kwanzas, por via das acções de mediação e resolução de litígios.
Segundo o relatório de balanço das acções do Inadec a que a ANGOP teve acesso hoje, esse valor é resultado das reclamações dos consumidores pelos serviços das empresas IKA Hotel Talatona (AAA), Design Lamp Angola, LDA, Arte e Decor, Kazongo, Banza Antiga, K.D. Lamba e Mecofarma.
Ainda no mesmo domínio, o instituto recebeu 85 reclamações pelos canais normais e via Facebook. Das quais 64 foram resolvidas e 20 encontram-se em fase de resolução.
Registou igualmente um total de 105 chamadas do seu CallCenter, distribuídas em 60 reclamações, 17 denúncias e 28 pedidos de informação.
Quanto à regulação do mercado de consumo, foram realizadas 85 visitas de constatação, registou-se 74 infracções ligadas à falta de Livro de Reclamações, três denúncias, expediu-se 16 notificações, efectuou-se 36 acções de sensibilização bem como 26 aconselhamentos.
Durante o período em referência, as empresas com maior índice de reclamações foram a ENDE E EPAL com seis queixas cada.
No mesmo período, efectuou com êxito mais de uma acção de sensibilização no município de Cacuaco, que contou com a participação de administradores e fornecedores de bens e prestadores de bens e serviços do Distrito da Funda, em matéria dos direitos do consumidor e informações sobre a importância e modo de uso do Livro de Reclamações.
O Inadec é uma entidade pública criada pelo Estado angolano em 1997 para responder aos interesses dos consumidores.