Consórcio investe USD 248.2 milhões no Corredor do Lobito

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  • Luanda • Sexta, 15 Setembro de 2023 | 16h27
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
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Luanda - O consórcio “Lobito Atlantic Holding e a Lobito Atlantic Railway”, S.A vai investir 248.2 milhões de dólares no segmento da prestação de serviços ferroviários e das infra-estruturas logísticas de suporte do corredor do Lobito, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex).

De acordo com uma nota de imprensa da Aipex enviada à ANGOP, a implementação deste projecto privado, denominado "Corredor do Lobito”, tem como objectivo reabilitar, expandir e modernizar as infra-estruturas ferroviárias ao longo das províncias de Benguela, Huambo e Moxico.

O documento acrescenta que consta dos objectivos redinamizar a actividade económica do país, abastecimento eficiente do mercado interno, assim como contribuir para a diversificar a economia nacional e proporcionar melhores oportunidades para o desenvolvimento das regiões mais carenciadas.

Segundo a nota, o projecto, uma vez implementado, vai criar mil 900 postos de trabalho directos, dos quais mil 800 para angolanos e 12 para expatriados.

O Corredor Ferroviário do Lobito estende-se, em Angola, por 1300 km passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, e continua depois por 400 km na República Democrática do Congo até Kolwezi, o coração do Copperbelt, na República da Zâmbia

Posteriormente, continua por 400 km na República Democrática do Congo até Kolwezi no centro do Copperbelt, na Zâmbia, estando igualmente ligado à rede ferroviária da República do Congo.

O consórcio inclui a Trafigura, a Mota-Engil Engenharia, a Construção África e a Vecturis SA, que venceu o concurso público de concessão para construção, manutenção e exploração do Corredor do Lobito, por um período de 30 anos.

Com objectivo de prestar serviços ferroviários e apoio logístico, esta é uma rota fundamental para a ligação das minas na República Democrática do Congo ao porto angolano do Lobito e aos mercados internacionais. OPF/PPA





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