Ondjiva – O Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Cunene enalteceu, em Ondjiva, a aposta do Executivo angolano na construção de infra-estruturas habitacionais, dando oportunidade aos jovens da casa própria.
Ao falar hoje, quarta-feira, à margem da inauguração das primeiras 500 habitações da Centralidade de Ekuma II, na cidade de Ondjiva, o secretário do CPJ no Cunene, Praia Chivela, admitiu que o Executivo está a trabalhar para minimizar a carência habitacional.
No seu entender, a centralidade surgiu para justificar a grande aposta e a concretização do sonho da juventude em ganhar a casa própria, em prol da satisfação e garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.
”Achamos ser um grande passo a concretização do projecto, não só na província do Cunene, mas também a nível do país, fruto do empenho do nosso Governo. Esperamos que os beneficiários sejam realmente os jovens”, realçou.
Esta primeira centralidade na história do Cunene está dividida em duas fases, a primeira com 500 habitações e a segunda com igual número.
Praia Chivela sugeriu ao Governo prosseguir esse trabalho de aumentar mais apartamentos para a juventude, porque o número previsto ainda não satisfaz as necessidades dessa faixa etária.
A Centralidade do Ekuma II, cujas obras se iniciaram em Setembro de 2021, foi erguido numa área de 21 hectares, conta com mil fogos habitacionais do tipo T3 incorporados em 165 edifícios de dois e quatro andares, com oito apartamentos cada.
O projecto contempla ainda a construção de equipamentos sociais, com destaque para 72 lojas comerciais, centro infantil, jardim-de-infância, posto de saúde, escolas primárias com 24 salas e outra secundária.
Orçada em 182,9 milhões de dólares, a centralidade contempla ainda um posto policial, campo de futebol com relva sintética, quadras desportivas, áreas de lazer, entre outras infra-estruturas.
Relativamente aos equipamentos externos, Ekuma II vai dispor de uma central de água, com capacidade de armazenamento de mil metros cúbicos, estação de tratamento de águas residuais, posto de energia eléctrica, iluminação pública e acessos viários.