Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conferência da Catoca recomenda proximidade com universidades

     Economia              
  • Lunda Sul • Terça, 12 Dezembro de 2023 | 15h36
1 / 2
´Chamine de Catoca`, zona de exploração da mina de Catoca
´Chamine de Catoca`, zona de exploração da mina de Catoca
Quintas Benjamim-ANGOP
2 / 2
Benedito Manuel, director geral do Catoca
Benedito Manuel, director geral do Catoca
João Wassamba

Saurimo - A Sociedade Mineira de Catoca realizou hoje, terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), uma conferência técnico-científica com objectivo de analisar questões críticas do processo de produção mineira e o desenvolvimento de propostas que possam ser aplicadas na mina, tendo como base a recomendação da proximidade com as universidades.

A conferência contou com a presença de altos funcionários da empresa e de académicos, em representação da Universidade Agostinho Neto, Lueji A'Nkonde, Instituto Superior Metropolitano de Angola (IMETRO) e Lusíadas da Lunda Sul.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Gerência e director geral da Catoca, Benedito Manuel, disse que a mesma reveste-se de uma grande importância, pois traduz a visão da empresa na perspectiva de continuar a ser um agente catalisador do desenvolvimento económico e social do país.

A conferência visa ainda, apontou, estabelecer o casamento entre a técnica, derivada de mais de 28 anos de experiência, com o saber produzido pela academia, no sentido de juntos desenvolverem conhecimento, produtos e serviços inovadores, capazes de contribuírem para a melhoria contínua dos processos ligados à mineração. 

Fez sber que igualmente representa uma oportunidade para a partilha de ideias sobre problemas concretos, particularmente identificados na operação da mina de Catoca, com vista a serem desenvolvidas propostas de soluções, derivadas desta parceria entre a técnica e as instituições de ensino superior.

Benedito Manuel avançou que as conferências técnico-científicas passarão a ser realizadas a partir do próximo ano e estará cada vez mais próxima da comunidade académica, para que se possa perseguir o caminho da optimização dos processos, através de acções de melhoria contínua.

A Catoca está localizado na província da Lunda Sul e existe há 28 anos, sendo a quarta maior mina do mundo explorada a céu aberto e responsável por mais de 75 por cento da produção de diamantes do país.

A mesma emprega mais de dez mil pessoas, entre directos e indirectos.JW/AC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+