Luanda - O concurso internacional para a privatização dos Terminais do Porto do Lobito será lançado apenas no segundo trimestre deste ano, com vista a permitir a entrada de entidades privadas de renome mundial e idoneidade técnica e financeira, para melhorar o seu desempenho.
O anúncio para a materialização do facto foi feito pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’ Abreu, na abertura do primeiro Encontro de Quadros do Porto do Lobito, que decorre sob o lema “Pensar no Porto do Lobito, ontem, hoje e amanhã”, por via da plataforma digital ZOOM, refere uma nota.
Para o governante, as acções já definidas por este Porto e constantes do Plano de Actividades devem ser implementadas, nomeadamente, o plano de ordenamento, plano director, elaboração do plano de desenvolvimento estratégico 2021/2025 e a implementação do projecto JUP II, entre outros.
O encontro decidiu analisar “O futuro da navegação marítima em Angola”, “o plano de ordenamento do Porto do Lobito”, “A nova Lei sobre Contratos Públicos”, “O Plano de Ordenamento Portuário”, “A alteração ao Código Penal”, “O Processo penal angolano e sua aplicação para as empresas públicas”.