Lucapa - A conclusão da central fotovoltaica do município de Lucapa, província da Lunda Norte, com capacidade de produzir 7,19 megawatts de energia eléctrica, está prevista para Março de 2024.
Segundo apurou à ANGOP durante a visita do ministro da Energia e Água, João Borges, ao projecto, a central será entregue ao dono da obra (Governo) em Maio de 2024, após a conclusão dos testes definitivos.
Actualmente, está em conclusão a montagem dos edifício que vão comportar as salas de formação, de monitorização, redes técnicas de energia e água.
Está ainda prevista a construção de duas linhas de média e baixa tensão de 12 e 10 quilómetros, instalação de dez postos de transformação, entre outros equipamentos.
Já estão instalados os 12 mil e 90 painéis solares, dez postos de transformação, as estruturas de apoio que compreendem a engenharia civil e a parte técnica.
A central , com uma execução física de 84 por cento, está a ser instalada numa área de 13, 52 hectares e está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.
Com uma capacidade de produção de 7,19 megawatts (MW) será interligada com a central térmica com uma potência instalada de 8 MW, o projecto prevê 1.700 ligações domiciliares com contadores pré-pagos, beneficiando 8.500 habitantes.
Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.
A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata.
O município de Lucapa dista a 150 quilómetros da cidade do Dundo e tem mais de 150 mil habitantes. HD