Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conclusão da ponte sobre rio Cunene prevista para Janeiro de 2025

     Economia              
  • Huambo • Segunda, 18 Novembro de 2024 | 19h58
1 / 2
Obras de reposição da ponte sobre o rio Cunene
Obras de reposição da ponte sobre o rio Cunene
Zeferino Zinga-ANGOP
2 / 2
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, visita obras da ponte sobre o rio Cunene
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, visita obras da ponte sobre o rio Cunene
Zeferino Zinga-ANGOP

Chicala-Cholohanga - Os trabalhos de reposição da ponte sobre o rio Cunene, na comuna do Sambo, município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, encontram-se a 65 de execução física e tem a conclusão prevista para Janeiro de 2025.

A informação foi prestada, esta segunda-feira, à imprensa, pelo representante do empreiteiro, Carlos Gomes, no final da visita do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, às obras, iniciadas em Agosto último, depois do auto de consignação ter sido feito em Maio do corrente ano.

A ponte metálica, com duas faixas de rodagem, terá sete metros de largura e 45 de comprimento, com a capacidade para suportar até 60 toneladas.

Na ocasião, Carlos Gomes disse que, neste momento, estão a ser feitos trabalhos de betonagens das muralhas do tabuleiro e o suporte da ponte, com um período normal de execução até meados de Janeiro, para se entregar a obra.

Explicou que os trabalhos decorrem a bom ritmo, pois já foram feitas as fundações especiais e sapatas principais, sem constrangimentos para o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Por seu turno, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse estar satisfeito com o andamento das obras, pois, por já ter criado dissabores à população, o governo está engajado na mobilização do empreiteiro e o desembolso financeiro, para assegurar que a mesma seja rapidamente concluída.

Referiu ser uma ponte que está a ser erguida num rio com caudal elevado e o seu tráfego é feito com dificuldade, que tem trazido muitos constrangimentos à população ir à outra margem.

Pereira Alfredo destacou o engajamento do empreiteiro nos trabalhos, daí que, enquanto governo, vieram constatar as obras, para que termine o mais cedo possível, para assegurar a melhoria do trânsito e a máxima segurança das pessoas.

Lembrou que a comuna do Sambo será elevada à categoria de município e o Governo da província do Huambo não tem outra alternativa senão terminar rapidamente com a ponte, para permitir com que os serviços e os cidadãos encontrem a melhor mobilidade possível.

A ponte, num investimento de 372 milhões, 236 mil, 513 Kwanzas e 75 cêntimos, financiados pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) vai ligar a cidade do Huambo à sede da comuna do Sambo e poderá facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e melhorar a mobilidade da população.

A mesma havia sido erguida em 2007 e serviu as comunidades da região por mais de uma década, porém devido ao excesso das chuvas e do forte caudal, desabou em Fevereiro de 2020. ZZN/ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+