Iluminação pública chega à Comuna do Mussulo

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 06 Julho De 2023    20h24  
poste de betão de energia no bairro do buraco
poste de betão de energia no bairro do buraco
Bráulio Pedro - ANGOP

Ramiros – A comuna do Mussulo, município do Talatona, em Luanda, conta, pela primeira vez, com um sistema de iluminação pública, através do bairro do Buraco, num projecto das autoridades governamentais, iniciado na primeira quinzena de Junho.

A ANGOP constatou hoje, quinta-feira, que estão lançados cabos eléctricos na maioria dos postes fixados na área.

O coordenador do bairro do Buraco, João Francisco, disse à Angop que foram lançados 15 cabos de média tensão nos 20 postes de iluminação pública fixados nas ruas da circunscrição.  

Por outro lado, o responsável da empreiteira do projecto, Fernando Trigo, disse que, numa primeira fase, os moradores estão a beneficiar de electricidade através de um grupo gerador de 200 KVA, em funcionamento no Centro de Apoio à Pesca Artesanal do Buraco, com capacidade para fornecer energia eléctrica à rede pública e ao domicílio.

Após a iluminação pública, referiu, a segunda fase abrangerá a ligação domiciliar.

Desde a era colonial, a península do Mussulo nunca beneficiou de qualquer sistema público de fornecimento de energia eléctrica e água potável, pelo que os moradores gastam mil kwanzas/dia, no mínimo, para atravessar de barco desde a ilha para Luanda, em busca de  água, gasolina para geradores, entre outros bens e serviços.

No entanto, a comuna conta, desde finais de 2022, com um projecto de dessalinização por destilação solar, com a capacidade de produção, numa primeira fase, de mais de 200 litros de água potável/dia, o que vai beneficiar 500 pessoas do bairro do Buraco.

O Mussulo conta com 12 mil 694 habitantes.

                   Bita Vila Flor beneficia de energia eléctrica

Por outro lado, cerca de mil famílias do bairro Bita Vila Flor, no distrito urbano do Kilamba, município de Belas, em Luanda, contam a partir de hoje, quinta-feira, com energia eléctrica da rede pública, fornecido por dois postos de transformação de 400 e 250 KVA.

A instalação de cabos de média tensão iniciou esta semana, e os postos de transformação  foram adquiridos, pela administração municipal, com recurso a fundos próprios.

De acordo com o director municipal de Energia e Águas, Lucas Lima, os trabalhos de ligação estão a cargo de uma empresa prestadora de serviços, denominada Eliane-4 Lâmpadas.

Actualmente, o município de Belas conta com mil 847 postos de transformação de energia eléctrica, dos quais 347 públicos e 1500 privados, instalados para mais de 300 mil consumidores.

Com pelo menos 700 mil habitantes, o município de Belas é composto pelos distritos urbanos  do Kilamba (sede), Quenguela, Ramiros, Vila Verde, Cabolombo, Morro dos Veados, Ramiros e comuna da Barra do Cuanza.

Surgido com a divisão política de Luanda e Bengo, definido à luz da Lei nº 229/11, de 1 de Setembro, o município de Belas tem de superfície 900,42 quilómetros quadrados.JG/BA





+