Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Comércio cria mais de dois milhões de empregos

     Economia              
  • Luanda • Terça, 15 Outubro de 2024 | 19h35
Bens alimentares
Bens alimentares
Morais Silva - ANGOP

Luanda – O sector do comércio emprega mais de dois milhões de cidadãos, com uma contribuição de cerca de 20% no Produto Interno Bruto (PIB), assegurou, esta terça-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

Durante a apresentação da Mensagem sobre o Estado da Nação na abertura da 3ª sessão Legislativa da V Legislatura, o Chefe de Estado sublinhou que existe motivos para continuar a incentivar o sector privado a acreditar no país, investindo em Angola e ocupando o seu espaço reservado na economia nacional.

No domínio industrial, avançou que o país conta com cerca de 2 619 operadores, sendo que o espírito de resiliência do sector privado está a produzir resultados que levam a acreditar num futuro próspero para a indústria transformadora angolana.

Em 2023, lembrou, a indústria transformadora representou 11,4% do PIB não-petrolífero e 8% do PIB total, tendo gerado mais de 35 mil novos postos de trabalho, particularmente para jovens angolanos, representando um crescimento de 68% comparativamente ao período homólogo.

De acordo com o Presidente da República, a capacidade industrial existente tem contribuído para a gradual substituição das importações, nomeadamente no que respeita à farinha de trigo, farinha de milho, óleo alimentar, bolachas, massas alimentares, cerveja, refrigerantes, água de mesa, sumos, guardanapos de papel, detergentes, varões de aço, cimento, entre outros.

Angola é parte do sistema do comércio internacional, consumindo produtos vindos de diversos países do mundo, conferindo a possibilidade aos habitantes de satisfazerem necessidades de consumo de bens e serviços que o país não produz. HM/QCB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+