Combate à pobreza impulsiona produção de arroz e trigo no Cuima

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 25 Abril De 2024    06h51  
Vista panorâmica da produção de arroz nas margens do rio Cuhilili/ Cuito Cuanavale
Vista panorâmica da produção de arroz nas margens do rio Cuhilili/ Cuito Cuanavale
Maurício Sequesseque

Caála - O programa de Combate à pobreza está a impulsionar a produção de arroz e trigo, na comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, com o envolvimento inicial de seis famílias camponesas.

A informação foi prestada hoje à ANGOP, pelo administrador local, Henrique Silveiro Catombela, ao referir que os camponeses, inscritos em seis escolas de campo, beneficiaram, no princípio da época agrícola, de imputes agrícolas e assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

Disse tratar-se de cinco hectares de arroz e 10 de trigo, cujos resultados determinarão a continuidade do incentivo aos camponeses, com foco no reforço da diversificação da produção local.

Lembrou que a comuna do Cuima é potencialmente agrícola, tendo como culturas habituais o milho, feijão, soja, tubérculos, legumes e vegetais, daí a necessidade se apostar, cada vez mais, entre outras, áreas de produção, com realce para o arroz, trigo e mandioca.

Acrescentou que o programa de combate à pobreza beneficiou, nos últimos três, na, dezenas de famílias vulneráveis, com a distribuição de imputes agrícolas, bens de primeira necessidade e equipamentos de pesca artesanal.

Henriques Silveiro Catombela referiu que a distribuição de equipamentos de pescas a uma cooperativa de 45 membros, em actividade na barragem do Gove, permitiu o aumento significativo dos níveis de captura de pescado.

Fez saber que as autoridades locais controlam, actualmente, 14 cooperativas agrícolas, das quais nove reúnem requisitos para o acesso ao crédito, através de vários programas do Governo angolano e parceiros, na perspectiva do reforço da segurança alimentar.

A comuna do Cuima, uma das quatros que compõem o município da Caála, conta com uma população estimada em 86 mil habitantes, distribuídos numa extensão territorial de mil e 412 quilómetros quadrados, sendo na sua maioria jovens e agricultura. MLV/ALH





+