Ndalatando - Dois mil milhões, 677 milhões, 928 mil e 255 kwanzas foram aplicados pelo Governo Provincial do Cuanza Norte em 287 acções, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), em 2021.
A verba foi alocada na aquisição de meios para o fomento da actividade produtiva e do auto emprego, assim como no apoio a pessoas vulneráveis.
A reabilitação e construção de infra-estruturas sanitárias, de ensino, captação, tratamento e distribuição de água potável, bem como aquisição de medicamentos, foram também entre outras acções desenvolvidas pelo governo, no âmbito do PIDLCP.
Os dados constam do comunicado final da Primeira Reunião Técnica Ordinária do Governo da Província, referente à 2022, realizada na terça-feira, em Ndalatando.
O documento recomenda às administrações municipais a monitorização do programa, bem como a criação de uma base de dados dos beneficiários para o controlo estatístico.
No âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) estão em curso na província 52 projectos (dos 94 aprovados), destes 31 estão concluídos.
Nesse quesito, foram aplicados 14 mil milhões, dos 24 mil milhões 796 milhões 136 mil 309 kwanzas, previsto para a província, numa execução financeira na ordem dos 58 por cento e física de 69 por cento.
O Governo recomenda que a execução do PIIM deve continuar a obedecer aos princípios da legalidade, rigor, disciplina, imparcialidade e probidade, visando o alcance dos objectivos preconizados, bem como maior divulgação dessas acções nos órgãos de comunicação social.
A reunião, em que participaram administradores municipais e responsáveis provinciais, abordou a situação social e económica da província, com destaque para os programas de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e Agro-Jovem.
Os Programas Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o de Investimento Público (PIP), bem como a situação dos Balções Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), entre outros foram igualmente analisados no encontro.