Clientes no Uíge devem AKz 3,5 mil milhões à ENDE

     Economia              
  • Uige • Quarta, 13 Dezembro de 2023 | 16h19
Director provincial da ENDE no Uíge,  Adriano José Sebastião
Director provincial da ENDE no Uíge, Adriano José Sebastião
Domingos Nicolau

Uíge - A dívida acumulada dos clientes da Empresa de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Uíge está avaliada em 3,5 mil milhões de Kwanzas, informou hoje, quarta-feira, o director provincial da empresa pública, Adriano José Sebastião.

Em declarações à ANGOP a propósito da dívida dos clientes à ENDE, disse que se arrasta há nove anos e tem como maiores devedores as instituições públicas e consumidores domésticos.

Para evitar futuros constrangimentos, apelou aos clientes (devedores) a dirigirem-se à ENDE, a fim negociar a dívida.

Ainda sobre as dívidas, lembrou que a ENDE no Uíge está a realizar, desde o dia 20 de Novembro, uma campanha de sensibilização e actualização dos dados dos clientes, assim como incutir na mente dos consumidores  a cultura de pagamento do consumo de energia eléctrica.

Quanto aos desafios, o responsável apontou a expansão da rede eléctrica nos demais municípios da província do Uíge. Apenas os municípios do Uíge, Negage, Maquela do Zombo e Sanza-Pombo possuem energia electrica da rede pública, num total de 50 mil clientes.

Vandalização de meios eléctricos com custos avaliados em 30 milhões de Kwanzas

O responsável da ENDE no Uíge informou que 30 milhões de Kwanzas é o valor avaliado para a reposição dos 10 Postos de Transformação (PTs), vandalizados nos últimos 11 meses, no município sede da província do Uíge, por indivíduos desconhecidos.

A ENDE no Uíge conta com um total de 187 PTs que fornecem energia a  50 mil clientes dos municípios do Uíge, Negage e Sanza-Pombo.

Face às ocorrências,  Adriano José Sebastião disse que estão a trabalhar com os órgãos de defesa e segurança, para identificação dos autores e, consequentemente, a responsabilização criminal.

Lembrou que, recentemente, mais de mil famílias dos bairros Kilala, Ana Candande, Kigima, Papelão e Mugualhema, nos arredores da cidade do Uíge, estavam sem acesso ao fornecimento de energia eléctrica, devido à recente vandalização  de um armário de distribuição electricidade e retirada da terra de protecção de PTs.

Para se evitar futuros constrangimentos no fornecimento de energia electrica na região, Adriano José Sebastião apelou à população a estar vigilante e denunciar qualquer acto de vandalização de bens públicos.

Por outro lado, informou que foram feitas, desde janeiro deste ano,  300 novas ligações domiciliares, bem como a instalação de 318 contadores pré-pagos, nas localidades da centralidade do Kilomosso, bairro Catapa e  projecto habitacional "500 Casas".

Explicou que o processo de instalação de contadores vai abranger outros bairros da sede provincial do Uíge e dos municípios de Negage, Maquela do Zombo e Sanza-Pombo. EPP/JAR



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+